quarta-feira, 18 de novembro de 2009

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO - ANO: 2010








TURNO DA MANHÃ (8:00 às 12:00)

02 classes de Segundo Estágio
01 classe de Terceiro Estágio

TURNO DA TARDE (13:30 às 17:30)

01 classe de Primeiro estágio
01 classe de Segundo Estágio
01 classe de Terceiro Estágio

TURNO INTEGRAL (8:00 às 16:00)

02 classes de Primeiro Estágio
02 classes de Segundo Estágio
02 classes de Terceiro Estágio

terça-feira, 17 de novembro de 2009

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ESCOLAR







Aspectos econômicos: As atividades econômicas da população atendida concentram-se nos setores secundários e terciários, havendo predominância de comércio de apoio. Existe ainda um grande número de empregadas domésticas que trabalham nas residências próximas da escola, e zeladores dos edifícios da região.

Aspectos Sociais e Culturais: As atividades culturais da região, estão relacionadas a locais como: o Parque da Água Branca, o SESC Pompéia, ao Clube da Sociedade Esportiva Palmeiras, ao Shopping Center West Plaza, ao Memorial da América Latina, ao Shopping Center Bourbon, e a Estação Ciências e ao Centro Cultural Tendal da Lapa. O bairro possui ainda vários restaurantes , bares e uma vida comercial extensa.

Aspectos Assistenciais: Existem no bairro: um hospital de grande porte, um posto de saúde, e duas creches particulares conveniadas com a prefeitura. Há várias escolas de ensino Fundamental e Médio, e de ensino Técnico profissionalizante, ensino Supletivo e de ensino Superior.

Clientela: uma parte da clientela é proveniente do próprio bairro ou dos bairros próximos como o do Sumaré, Pompéia e Água Branca. Muitas crianças vêm de bairros distantes, tais como Vila Brasilândia, Taipas, Perus e outros. Essas crianças frequentam nossa escola para acompanhar seus pais que trabalham nas nossas imediações.
Em geral, as crianças atendidas possuem um nível sócio-econômico médio e baixo. Suas atividades culturais e de lazer, ficam restritas a pequenos passeios à cidades litorâneas, parques e jardins das regiões de suas procedências, programas de televisão, viagens ao interior, ou acompanham os pais em viagens ao norte e nordeste.
Atualmente atendemos um número maior de crianças advindas de escolas particulares da região. Talvez porque o poder aquisitivo dos pais sofreu uma queda, refletida pela situação do país. Porém, é preciso considerar a hipótese de que a qualidade de trabalho da escola já passa a ser considerada por esses pais, que já não tem mais medo de colocar seus filhos em uma escola pública.

ÁREA EXTERNA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

A escola é composta de sete prédios onde se localizam:

1- Secretaria, Diretoria, Sala da Coordenação Pedagógica, Almoxarifado e Sanitários para o uso dos adultos.

2- 06 Salas de aula.

3- 02 Salas de aula inauguradas em 2007.

4- Cozinha, Copa, Depósito de material e 01 Sala de aula.

5- Sala de Leitura e Sala de Informática.

6- Refeitório, Brinquedoteca e Sanitários infantis.

7- Auditório com capacidade para 150 pessoas.
A escola possui uma grande área externa com:
* jardins;
* quiosque para atividades diversas e brincadeiras;
* 03 parques com playground;
* pula-pula;
* quadras.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RECURSOS HUMANOS














QUADRO DE PESSOAL

  • 01 Diretor de Escola
  • 01 Assistente de Diretor
  • 01 Coordenador Pedagógico
  • 01 Auxiliar Técnico em Educação II (Secretária)
  • 02 Auxiliares Técnicos em Educação I (Inspetor de Aluno)
  • 01 Agente de Apoio Vigilante
  • 03 Agentes Escolares
  • 05 Funcionários da DEMAX (Limpeza)
  • 03 Funcionários da COHAN (Alimentação)

EQUIPE DOCENTE
  • 30 Professores Titulares de Educação Infantil e Fund. I

NOSSOS OBJETIVOS







* Assegurar a criança uma educação que favoreça um desenvolvimento saudável e de forma a atender as suas múltiplas necessidades.

* Promover a socialização, oferecendo oportunidades para que a criança aprenda a conviver consigo mesma e com os outros numa atitude de respeito e aceitação.

* Trabalhar na formação da criança, preparando-a para viver em uma sociedade plural, democrática e em constantes mudanças.

* Intervir com intencionalidade, visando possibilitar uma aprendizagem significativa.

* Fornecer meios estimulantes para o desenvolvimento de capacidades que possibilitem a ampliação do acesso ao patrimônio cultural da sociedade.

* Possibilitar uma vida coletiva social diferente e complementar ao contexto familiar, assegurando experiências em um novo baseado em relações estáveis e afetivas com adultos e outras crianças.

* Proporcionar à criança ambiente seguro, tranquilo e alegre.

* Respeitar o desenvolvimento individual da criança, encorajando-a em sua curiosidade de conhecer o mundo e valorizando seus esforços.

* Oferecer ambiente estimulante para aprendizagem ativa, na interação com outras crianças, com adultos e diferentes materiais.

* Trabalhar, ensinando a valorizar e respeitar a diversidade e o convívio com a diferença, fornecendo a ampliação dos horizontes infantis.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA


Primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com impulso próprio, Alberto Santos Dumont dedicou a vida à aviação. De espírito inquieto e obstinado, nunca desistiu de realizar seus projetos, apesar dos acidentes que sofreu. Idealista, não patenteou seus inventos, colocando-os à disposição de quem quisesse construí-los. Nascido na cidade de Palmira, atualmente denominada Santos Dumont, em Minas Gerais, aos 19 anos Dumont foi para Paris estudar Física, Mecânica e Eletricidade. Em 1898, fez com Machuron, construtor do balão L'Oern, que realizou expedição ao Pólo Norte, seu primeiro vôo. No mesmo ano, levou ao ar seu primeiro projeto e o menor balão da época: o Balão Brasil. Em 20 de setembro de 1898, pela primeira vez na história da humanidade, decolou com um balão dirigível movido a petróleo. Voando sobre Paris e seus arredores, aperfeiçou sua criação mais tarde nos dirigíveis. Em 1901, com o dirigível número 6, contornou a Torre Eiffel (Paris, na França) e retornou à terra, sendo premiado por tal feito. Em 1903, construiu o número 9: o mais popular. Depois de construir os números 10, 11, 12 e 13, em julho de 1906, Dumont fez experiências com um novo veículo, um aparelho mais pesado que o ar, que passou a se chamar 14-Bis. Em 1906 fez um vôo de cerca de 50 metros conquistando a Taça Archdeacon; pela primeira vez um homem, num aparelho mais pesado elevou-se do solo e tornou a descer utilizando apenas suas forças. Terminou suas construções com o mais versátil e prático aparelho aéreo, o popular "Demoiselle" considerado o modelo padrão para todos os aviões construídos a seguir. Depois de passar temporadas em casas de saúde, por causa de depressão, gerada principalmente por ver o avião usado como arma de guerra, Dumont suicidou-se no Guarujá (SP).

HISTÓRICO DA ESCOLA














A escola foi fundada no dia 23 de outubro de 1.951, data de aniversário do Primeiro Vôo Mecânico do Mundo (23/10/1906), feito por Alberto Santos Dumont, com o 14 bis, alcançando a distância de 60 metros e uma altura que variava entre dois e três metros no Campo de Bagatelle em Paris.

Conforme publicação de DOM de 21 de setembro de 1985 pelo processo CEE 733/85, 0829/95 - SME de São Paulo, autorizou-se a instalação e o funcionamento da EMEI "Santos Dumont" e a aprovou o Regimento Escolar e o Plano de Curso comum com a rede escolar de educação infantil no município de São Paulo.

Em 06/07/90, após reforma geral pela qual passou a EMEI "Santos Dumont", foi reinaugurada pela prefeita Luiza Erundina.