JUSTIFICATIVA:
O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE E DA AUTONOMIA ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADOS AOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO. NAS INTERAÇÕES SOCIAIS SE DÁ A AMPLIAÇÃO DOS LAÇOS AFETIVOS QUE A CRIANÇA PODE ESTABELECER COM OUTRAS CRIANÇAS E COM ADULTOS, CONTRIBUINDO PARA QUE O RECONHECIMENTO DO OUTRO E A CONSTATAÇÃO DAS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS SEJAM VALORIZADAS E APROVEITADAS PARA O ENRIQUECIMENTO DE SI PRÓPRIA. ISSO PODE OCORRER NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE SE CONSTITUEM POR EXCELÊNCIA, EM ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO.
É NA ‘RELAÇÃO’, INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS, COM ADULTOS E OBJETOS DE CONHECIMENTO QUE CADA UM SE IDENTIFICA, LEGITIMANDO-SE COMO PESSOA, QUE PENSA, SENTE E ATUA, LEGITIMANDO-SE COMO AUTOR DA SUA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
HISTÓRIAS ENCANTADAS, MÚSICAS, BRINCADEIRAS, JOGOS, PARLENDAS, CIRANDAS, DESENHO, PINTURA, ETC, SÃO CAMINHOS DE ENTRADA PARA O MUNDO DA IMAGINAÇÃO. SÃO FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO MUNDO REAL QUE AS CRIANÇAS UTILIZAM PARA APREENDER A REALIDADE, REPRODUZÍ-LA, REINVENTÁ-LA ETC; E ASSIM, CONSTRUIR E RECONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO DE MUNDO, DE SI MESMA E DAS MÚLTIPLAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM.
O TRABALHO EDUCATIVO PODE, PORTANTO, CRIAR CONDIÇÕES PARA AS CRIANÇAS CONHECEREM, DESCOBRIREM E RESSIGNIFICAREM NOVOS SENTIMENTOS, VALORES, IDÉIAS, COSTUMES, PAPÉIS SOCIAIS E PRODUÇÕES CULTURAIS.
A INFÂNCIA SE FAZ PRESENTE NOS SEUS MODOS DE SER E ENCANTAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário