segunda-feira, 15 de abril de 2013

ATIVIDADES SEMANA DA PÁSCOA



O GRUPO DE PROFESSORES, APROVEITANDO DO MOMENTO DE PÁSCOA, ONDE RESGATAMOS VALORES IMPORTANTES PARA CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS, DESENVOLVEU UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES USANDO DE DIFERENTES MOMENTOS DE EXPLORAÇÃO, INSTIGANDO A CURIOSIDADE DOS ALUNOS.

TUDO COMEÇOU COM A PLANTAÇÃO DE CENOURAS, QUE FOI ORGANIZADA NAS SALAS, USANDO GARRAFAS PET TRAZIDAS PELOS ALUNOS E DECORADAS TAMBÉM POR ELES.  NESTE MOMENTO OS ALUNOS PUDERAM VIVENCIAR OS PROCEDIMENTOS DA PLANTAÇÃO, OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA MANTER A PLANTINHA VIVA E OS CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS A PLANTAÇÃO, NESTE CASO O DE REGAR, QUE FOI ATRIBUIDO AO AJUDANTE DE SALA.

DURANTE O PROCESSO TAMBÉM FOI LEVANTADO COM AS SALAS, A NECESSIDADE DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO, A IMPORTÂNCIA DE COMERMOS ALIMENTOS QUE FAZEM BEM AO NOSSO CORPO E CRESCIMENTO.

DURANTE AS ATIVIDADES AS PROFESSORAS SELECIONARAM LIVROS QUE PUDESSEM ORIENTAR OS ALUNOS NA PESQUISA, ESTA PESQUISA ENVOLVEU DESDE COMO REALIZAR A PLANTAÇÃO ATÉ VALORES DE PARTILHA E CUIDADOS COM O OUTRO, TEMA TAMBÉM VALORIZADO DURANTE ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

OUTRO ASPECTO TRABALHADO FOI O LETRAMENTO, APRESENTANDO AOS ALUNOS UM TEXTO DE INSTRUÇÃO, NO CASO A RECEITA DO BOLO DE CENOURA, QUE FOI PREPARADO PELOS ALUNOS E CONFEITADO PELOS MESMOS, ESTE MOMENTO PRIVILEGIOU A NECESSIDADE DOS ALUNOS ESPERAREM , REPARTIREM, ORGANIZAREM, JÁ QUE TUDO FOI PREPARADO EM GRUPO, POSSIBILITANDO A INTERAÇÃO ENTRE SALAS TAMBÉM.

NO CAMPO DA MATEMÁTICA A QUANTIDADE, A SEQUÊNCIA, A NUMERAÇÃO, TAMBÉM FORAM ASPECTOS TRABALHADOS COM O USO DA RECEITA.

ESTE MOMENTO ENRIQUECEDOR PROMOVE NO ALUNO VIVENCIAR O EXERCÍCIO DE EXPERIMENTAR, DE VALORIZAR O QUE PRODUZ E O QUE O OUTRO TAMBÉM É CAPAZ DE CRIAR JUNTO.

Um comentário:

  1. Estes são pequenos momentos do dia a dia dos meninos e meninas desta E.M.E.I, estou orgulhosa deste grupo. Beijos Coord Vivi

    ResponderExcluir