sábado, 4 de maio de 2013

UNIVERSO INFANTIL



A FASE DAS MORDIDAS...

Mais do que uma reação de raiva, as mordidas dadas pelas crianças pequenas, com até 2 ou 3 anos de idade, são uma forma de comunicação e de expressão de sentimentos. "Nessa primeira etapa da vida, a criança ainda não fala com tanta clareza. Então, a forma, para se comunicar com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxar o cabelo", explica Marilene Proença, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
PORQUE AS CRIANÇAS MORDEM?
As mordidas fazem parte de uma fase do desenvolvimento das crianças . Veja as dicas dos especialistas para saber como lidar quando seu filho é mordido ou quando é o autor da dentada em um coleguinha da escola ou mesmo em um adulto.Rosana Ziemniak acrescenta: "O que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo, mas chamar atenção". As mordidas, segundo Marilene Proença, são usadas em situações diversas, e a criança vai avaliando quais os efeitos que as mordidas têm: "A criança morde e depois vê o que acontece. Por exemplo, se ao morder ela consegue o que quer, qual é a reação do outro.

COMO ELAS APRENDEM A MORDER?
As crianças não nascem sabendo dar mordidas, sabendo dar tapas ou puxar o cabelo. Quem ensina as crianças a morder, beliscar ou a bater são os próprios adultos e as crianças mais velhas. Os adultos têm esse tipo de brincadeira, dizendo "vou morder você, vou apertar sua bochechinha". A criança assiste a essas formas de comunicação e a partir daí vai usando esses  meios para se comunicar também" diz Marilene.

EM QUE MOMENTO AS CRIANÇAS PODEM QUERER MORDER?
Várias situações podem levar a criança a morder. Sentimentos de perda ou de abandono,  mudanças de sala na escola, a disputa por um brinquedo ou mesmo pela atenção de outras pessoas, situações vividas em família, podem provocar a vontade de morder.

QUAL DEVE SER O PAPEL DO ADULTO DIANTE DA MORDIDA?
É importante a mediação de um adulto, para fazer com que ela pense sobre o que fez e para que entenda que há outras maneiras de conseguir o que deseja. É preciso mostrar à criança que há outros meios de conseguir o que se quer. Pode-se dizer, por exemplo: 'se você não gostou do que ele fez, vamos dizer isso a ele', ou 'você quer o brinquedo? Então vamos pedir o brinquedo'", diz Marilene Proença, a especialista afirma que o adulto deve mostrar à criança que a linguagem é a forma certa de se obter as coisas. "O papel do adulto é mostrar  que a atitude corporal precisa ser mudada pela linguagem. Esse é um grande objetivo da educação, tanto na escola quanto em casa. Quando esse ensinamento não é dado logo cedo, as crianças crescem e mantém as atitudes corporais para conseguir o que querem. É o que se vê quando crianças mais velhas se atiram no chão e fazem escândalo quando são contrariadas.

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